Entenda o que é Know-how, qual a sua importância e como funciona!
Não dá para falarmos o que é know-how sem antes explicarmos o que são recursos tangíveis e intangíveis utilizados pelas empresas mundo afora.
Assim, os recursos tangíveis dizem respeito aos profissionais, dinheiro disponível, à estrutura física e a tudo aquilo que pode ser tocado.
Por outro lado, os recursos intangíveis tratam-se de tudo aquilo que não podemos enxergar, mas são essenciais.
Como, por exemplo, os conceitos, os valores, a inteligência de mercado e, é claro, o famoso know-how.
Mas, qual será o real significado e importância desse termo que aparece tanto no vocabulário dos empreendedores e investidores?
É isso que você está prestes a descobrir neste texto. Acompanhe!
O que é know-how?
Traduzindo essa expressão para o português de forma literal, temos: “saber como”.
Assim, o termo know-how é utilizado justamente para conceituar o conjunto de todas as capacidades e habilidades que possui uma pessoa.
Então, o know-how é um diferencial competitivo, justamente por seu caráter de exclusividade.
Isto é: um empresário vai adquirindo e ampliando o seu know-how com base nas suas experiências profissionais e pessoais.
E tudo isso é muito particular!
Mesmo se pensarmos em dois empreendedores do mesmo segmento, o know-how de cada um vai ser diferente. Pois cada um tem a sua própria trajetória.
É por isso que o know-how de uma empresa é tão valioso: diferente de técnicas, tecnologias e procedimentos, ele não pode ser “copiado” por ninguém.
know-how nas franquias
No universo das franquias, o know-how é uma das maiores vantagens para os investidores.
Portanto, quando uma pessoa inicia o seu próprio negócio do zero ela ainda não tem know-how naquela área, porque ainda não teve experiência o suficiente para criá-la.
Quando o investidor opta por uma franquia, ele não está adquirindo apenas o direito de comercializar o produto ou serviço daquela marca.
Além disso, ele também está adquirindo seu know-how, que vai ser repassado por meio dos treinamentos.
Além de todas as informações e suporte que o franqueador vai fornecer.
Inclusive, isso é necessário para que o mesmo padrão de qualidade possa ser mantido em todas as unidades.
Assim, o franqueado, mesmo que esteja começando agora e nunca tenha tido qualquer outro empreendimento, vai ter mais know-how do que muitos empreendedores que estão há anos à frente dos seus negócios.
Como ele funciona a favor da empresa e qual sua importância
O know-how é importante porque evita que o processo de tentativa e erro seja necessário na aplicação de uma nova estratégia.
Ao “saber fazer”, a empresa já entende o que funciona ou não dentro do seu contexto e segmento, e não precisa cometer um erro que pode acabar saindo muito caro.
Empresas com maior know-how são aquelas que se mostram mais assertivas em suas decisões e movimentações dentro do mercado.
Afinal, cada escolha, por menor que seja, vai basear-se nesse conhecimento amplo e nas experiências anteriores.
Então as chances de que a empresa tenha melhores resultados é muito maior!
Além disso, é o know-how que coloca uma empresa anos-luz à frente de outra que talvez ainda esteja precisando errar muito para poder adquirir o seu próprio conhecimento.
Dica de ouro
Atenção: é importante deixar claro que absolutamente qualquer empresa, quando inicia as suas operações, acaba cometendo erros.
Porém, fique tranquilo, porque isso é natural e não significa que o empreendedor esteja sendo um mau gestor.
Aliás, é justamente por isso que o crescimento da empresa pode ser mais lento no início. Pois cada erro acaba custando tempo e dinheiro.
A questão é que um negócio que está estabelecido há mais tempo no mercado já passou por essa fase inicial.
Pois já cometeu todos esses erros e aprendeu com eles!
E por falar em aprender com os erros, o know-how só é adquirido quando a empresa é adepta ao processo de gestão do conhecimento.
Ou seja, quando ela tem por hábito olhar com atenção e neutralidade para todos os seus erros, identificar porque aquela determinada estratégia não teve o retorno esperado e, então, fazer um registro de tudo isso.
Por isso, se você pretende se tornar um empresário, invista com inteligência, torne-se franqueado de uma marca que tenha um amplo know-how à sua disposição. Seja um franqueado da Anjos Colchões e Sofás!
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