Avenida Tancredo Neves, 2360 - Santo Onofre/Cascavel-PR      45-3228 2883

Por que negócios com marketing institucional têm mais sucesso

Por Camila Chaves
marketing institucional

Existem inúmeros elementos que são essenciais para o sucesso de uma empresa, e o marketing institucional, sem dúvida alguma, está entre os principais.

A seguir você vai compreender que é por meio dessa estratégia que a imagem do seu negócio pode ser valorizada e seu propósito reconhecido.

Portanto, confira o que é marketing institucional, qual a sua importância e um exemplo.

O que é marketing institucional?

O marketing institucional engloba todas as estratégias que uma empresa adota para comunicar ao público a sua essência.

Ou seja, vai além da simples divulgação de produtos e serviços, que também é fundamental.

Ele permite que todos saibam qual é o propósito do seu negócio, seus valores, sua essência, as causas nas quais ele se engaja e de que forma cumpre o seu papel social.

Além disso, o marketing institucional utiliza os meios online e off-line para divulgar os atributos da sua marca.

Isso é: aquilo em que ela acredita e como é capaz de transformar a vida das pessoas, consumidoras ou não.

Qual a importância do marketing institucional para o sucesso dos negócios?

Em todos os segmentos, é perceptível que a concorrência está cada vez mais elevada.

Portanto, para que uma empresa consiga se manter relevante no mercado, ela precisa se diferenciar, se sobressair.

Entretanto, apostando exclusivamente no produto ou no serviço, isso pode ser muito difícil, porque aos olhos do público, esses bens podem ser muito semelhantes àqueles que os concorrentes oferecem.

É aí que entra em cena o marketing institucional!

Quando a empresa investe em recursos para comunicar a sua essência, ela se destaca, porque isso diz respeito à sua identidade, à personalidade da marca, portanto não é algo que todo concorrente tem.

No momento em que o público conhece os seus valores, você dá a oportunidade de se identificar com ele e, assim, conectar-se com a sua empresa em um nível mais profundo.

E considerando que o marketing institucional também significa revelar os benefícios do seu produto, ele também possibilita que a sua marca mostre como esse produto vai melhorar a qualidade de vida de quem está comprando.

Lembre-se: o nível de exigência do consumidor está cada vez mais alto. Portanto, as pessoas não querem comprar “coisas”, querem investir em experiências.

Assim, se você conseguir demonstrar de que forma o seu produto oferece isso, vai sair na frente!

Por exemplo, se você vende colchões, ao invés de apenas falar sobre as características destes colchões, fale sobre a importância de noites bem dormidas para o bem-estar e a qualidade de vida.

Mostre como a sua empresa se preocupa com a saúde do cliente!

Exemplo de empresa com marketing institucional forte

Um exemplo de marketing institucional bem planejado e executado é o da Anjos Colchões e Sofás.

No site da marca, é possível localizar facilmente o campo “sobre nós”, contando um pouco da sua história e, logo em seguida, sua missão e visão.

Tudo isso mostra que existe um propósito que vai muito além de vender para lucrar.

As redes sociais da empresa seguem essa mesma linha, aproveitando essas plataformas para explorar a interação.

Por ocasião do Dia da Mulher de 2021, por exemplo, a Anjos fez uma ação nas redes dando voz às suas franqueadas, que falaram um pouco sobre empreender sendo mulher.

Essa é uma forma de endossar e dar visibilidade a uma causa na qual a marca acredita.

O marketing institucional da Anjos é um exemplo porque vai além da divulgação: ele se concretiza por atitudes.

Em 2020, por ocasião da pandemia, a empresa fez uma doação de 500 kits com máscara, avental e touca para a rede municipal de saúde de uma cidade no interior do Paraná.

Ou seja, a causa da solidariedade sendo defendida por ações.

Tudo isso reverbera publicamente e agrega valor à imagem de uma marca.

O mais interessante é que os franqueados da Anjos acabam sendo alcançados por essas estratégias de marketing institucional.

E isso certamente é um dos pontos que fazem dela uma franquia de sucesso!

Quer fazer parte desse time? Converse conosco e torne-se um franqueado!

Camila Chaves