Avenida Tancredo Neves, 2360 - Santo Onofre/Cascavel-PR      45-3228 2883

Calendário de Vendas: Veja as vantagens!

Por Camila Chaves
calendário de vendas

Um calendário de vendas bem planejado é essencial para o varejo e faz parte das estratégias de vendas de grandes instituições. As datas comemorativas são as principais responsáveis por alavancar as vendas para qualquer setor.

Ofertas direcionadas podem fazer toda a diferença no faturamento da sua empresa, o Dia das Mães, Dia dos Namorados e Black Friday, por exemplo, culturalmente são apostas importantes no dia a dia do consumidor.

Por isso, vamos te explicar afundo sobre o que é um calendário de vendas, qual a sua importância, como estrutura-lo e quais datas são mais relevantes para os clientes da sua empresa. Acompanhe!

O que é o Calendário de Vendas? 

Antes de tudo, iremos te contar sobre o calendário de vendas.

Como o próprio nome já diz, é um calendário; mas, que funciona como um cronograma de ações promocionais com as datas comemorativas que serão desenvolvidas pelo seu estabelecimento ao decorrer do ano, com a finalidade de atingir resultados.

No mapeamento do calendário de vendas, a equipe deve considerar o perfil dos clientes atendidos. Por exemplo, uma franquia de Colchões e Sofás pode trabalhar com todas as datas comerciais, desde o Dia das Mães até o Réveillon.

Diferente do que uma rede de lojas de roupas masculinas, por exemplo, na qual, não faz sentido realizar promoções do Dia das Mães, já que seu público alvo são homens.

Você precisa utilizar o calendário de vendas como um aliado para potencializar suas vendas.

Qual a importância do calendário de vendas para o seu negócio?

O calendário de vendas é importante para você se atentar as datas comemorativas que são relevantes para o seu público.

Independentemente do segmento e do tipo de produto que a sua empresa oferece, as datas comemorativas rendem excelentes oportunidades de negócio, já que o consumidor é estimulado a comprar mais para presentear ou por causa de descontos e condições especiais.

Portanto, o calendário de vendas é um grande aliado e conhece-los é essencial para que você possa configurar o estoque da sua empresa e, também as estratégias mais relevantes para explorar o máximo de oportunidades.

Algumas datas comemorativas que impulsionam o calendário de vendas todos os anos são: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Black Friday e Natal.

Como estruturá-lo?

Antes de tudo, é importante ressaltar que o ano inteiro pode ser aproveitado no calendário de vendas. Cada período do ano precisa ser considerado e alinhado com o planejamento da empresa, para que seja utilizado de maneira eficaz e, que gere lucros para a empresa.

O ideal é planejar cada data com informações sobre a ação, metas, prazos e responsáveis pela execução da promoção, o ideal é realizar esse planejamento com antecedência de alguns meses para que tudo ocorra dentro do seu objetivo.

Além disso, lembre-se de estruturar o calendário de vendas da sua empresa conforme o seu segmento. Por exemplo, em lojas que comercializam roupas femininas; as campanhas devem seguir as estações do ano e as datas relevantes para o seu público, como: Dia das Mulheres, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, entre outras.

Calendário de Vendas

Nosso artigo sobre o calendário de vendas foi útil para você? Aproveite e siga a Anjos Colchões & Sofás nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.

Camila Chaves