Avenida Tancredo Neves, 2360 - Santo Onofre/Cascavel-PR      45-3228 2883

Entenda o que é a educação financeira

Por Camila Chaves
educação-financeira

Se você almeja ter uma vida mais tranquila com as finanças organizadas, praticar a educação financeira é muito importante, sabia?

A educação financeira é uma habilidade desenvolvida sobre entender como o dinheiro funciona. E saiba, ela é muito mais do que apenas economizar dinheiro.

Educação financeira é sobre organizar as finanças, controlar quanto você ganha e gasta e planejar o futuro.

Com ela, você consegue dominar o seu dinheiro e ter mais consciência, evitando gastos supérfluos.

A seguir, preparamos algumas dicas para você colocar esse termo em prática a partir de hoje. Confira!

O que é educação financeira?

Vamos partir do princípio.

Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o conceito de educação financeira é o processo que permite melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, se tornando capaz de fazer escolhas de forma bem-informada.

Ou seja, a educação financeira é muito mais do que apenas saber economizar o dinheiro. Ela consiste em práticas que tem o objetivo de trazer qualidade de vida tanto no presente quanto no futuro. Ela ensina a construir um planejamento financeiro que visa o bem-estar.

educação-financeira

Como praticar a educação financeira?

Um dos primeiros passos para praticar a educação financeira é ter mais controle emocional.

Você realmente precisa disso?

Antes de realizar qualquer compra, questione-se sobre a aquisição de determinado produto. Ele é realmente é necessário? Se após isso, você perceber que for, faça a compra. Caso contrário, aguarde.

Anote suas entradas e saídas

Outro ponto primordial para praticar uma educação financeira eficaz é anotar as suas entradas e saídas de dinheiro.

Quando você coloca no papel as despesas fixas, como: aluguel, prestação da casa, água, luz e internet; e as variáveis, por exemplo: passeios, jantar, lazer e viagens; fica mais fácil visualizar qual valor deve ser investido em uma reserva de emergência.

Tenha metas

As metas são responsáveis por promover mudanças na rotina, sabia?

Por exemplo:  Ao desejar ser dono de uma franquia Anjos, com certeza, exigirá de você recursos para realizar o investimento total. Logo, você estará motivado a educar-se financeiramente. Pois você sabe aonde quer chegar.

Essa lógica se aplica em qualquer bem que você for adquirir, seja um carro, um imóvel ou qualquer outro objetivo que te incentive.  

Ainda, as metas fazem parte do planejamento financeiro e são importantes para determinar o quanto você pretende economizar e investir a cada mês.

Economize e invista

Tendo consciência sobre a sua renda mensal, por meio da dica que citamos acima (anotações), você conhecerá a sua realidade financeira e os gastos do seu dia a dia. Dessa forma, há chances de refletir sobre os seus hábitos, e ir em busca de pontos que podem gerar economia de recursos para investir.

Por fim, o que for economizado deve ser investido para auxiliar na conquista de maior segurança financeira. Aqui no blog, já falamos sobre investimentos a curto prazo. Para conferir o artigo completo, clique aqui e leia agora!

E tenha em mente que investir não é só para quem tem muito dinheiro.

Existem opções no mercado para diferentes perfis de investidor – A Anjos Colchões e Sofás é uma excelente opção para se investir, seja no primeiro negócio ou para diversificar os investimentos.

Para saber mais vantagens sobre a nossa franquia, clique aqui e baixe a nossa apresentação agora.


Acesse nossas redes sociais! 👇

Camila Chaves