Avenida Tancredo Neves, 2360 - Santo Onofre/Cascavel-PR      45-3228 2883

Empreendedorismo feminino: mulheres lucram mais investindo em franquias

Por Camila Chaves

O empreendedorismo feminino é um movimento que busca valorizar a presença de mulheres, tanto na posição de empresárias, em franquias ou não, quanto na ocupação de altos cargos no mundo corporativo.

O principal motivo para isso é que a própria entrada no mercado de trabalho desse grupo foi tardia, portanto, ainda precisa ir em busca de seu espaço. Assim, esse movimento busca valorizar a mulher empresária e incentivar que outras entrem para essa jornada empreendedora.

Dessa maneira, é interessante destacar que os números mostram que 48% dos MEI são mulheres, de acordo com o Sebrae. Além disso, a Organização Internacional do Trabalho já divulgou que há mais sucesso em empresas com mulheres no comando.

Para completar, as empreendedoras também lucram mais do que os homens quando o assunto é franquia, dados levantados pela própria Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Por que as mulheres lucram mais com franquias?

Os altos índices de mulheres bem-sucedidas na abertura de franquias estão de acordo com os dados que listamos antes, mostrando a posição da mulher hoje enquanto empresária. Por outro lado, precisamos também ver além disso e entender as características que esse tipo de negócio tem que chama tanto a atenção.

Primeiro, o modelo de negócio pronto, como é o caso das franquias, apresenta menores riscos, o que mostra ser um ótimo investimento. A busca por estabilidade, mesmo em meio ao empreendedorismo, pode ficar na lista dos interesses dessas mulheres.

Outro ponto importante é o perfil focado e paciente quando falamos sobre mulheres na liderança, afinal, gerir uma franquia também demanda imensa atenção, como em qualquer empresa.

Os desafios do empreendedorismo feminino

Os desafios em torno da vida das empreendedoras estão ligados intimamente com a escolha por um modelo de franquia. Isso porque muitas mulheres saem do mercado de trabalho por conta da maternidade, motivo pelo qual optam pelo empreendedorismo como forma de sustentar a casa.

Nesse sentido, a franquia acaba sendo uma alternativa mais interessante, porque se trata de um negócio já testado e que terá acompanhamento. A empresária entra para o mercado sabendo quem será seu público e, de certa forma, com maior garantia de que haverá de fato clientela para seus produtos ou serviços.

Vale a pena investir em uma franquia?

Tudo o que já foi citado mostra o quanto investir em uma franquia vale a pena, sobretudo para o público feminino, visto que as mulheres estão dominando o mercado quando o assunto é gestão de empresas!

Para isso, o primeiro passo é encontrar um modelo de franquia que tenha ligação com os interesses do potencial empresário ou empresária, já que fará parte do seu dia a dia. A organização, gestão do negócio, será bem como ocorre em outros tipos de empresa, o diferencial está no apoio que o franqueado recebe do franqueador.

Dessa forma, o empreendedorismo feminino encontra um caminho interessante para crescer utilizando as franquias para isso. Agora, ficou mais simples entender os motivos pelos quais as mulheres lucram mais em franquias e como esse tipo de negócio pode ser atrativo para os potenciais empreendedores.

Caso tenha interesse em entrar para o empreendedorismo, saiba mais sobre a nossa franquia!

Camila Chaves