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O que é ROI? Entenda porque essa métrica é indispensável para o empreendedor

Por Camila Chaves
o que é roi

Na hora de empreender, é preciso conhecimento sobre uma vasta lista de conceitos, principalmente para melhorar a gestão e criar, ao longo do tempo, uma organização mais clara e baseada em ciência e parâmetros transparentes para analisar o sucesso ou não do negócio. Entre os conceitos, está o Retorno sobre o Investimento, tradução do inglês Return Over Investment. Mas o que é ROI?

O que é ROI e qual sua importância?

Como o nome ajuda a explicar, o ROI ajuda a medir os valores que a empresa ganha ou, em administrações ruins, perde a partir dos investimentos feitos.

Assim, os empreendedores conseguem, numericamente, perceber se determinada estratégia de investimento trouxe benefício em termos de lucro, se ficou em um patamar tímido, ou se foi ruim.

Isso facilita bastante a sequência e o planejamento a longo prazo, garantindo os próximos passos da franquia .

Portanto, saber o que é ROI é essencial para qualquer empreendedor. Em outro caso, ele passa a não ter uma visão clara sobre a efetividade de seus investimentos. Automaticamente, a gestão financeira perde eficiência e todo o projeto fica comprometido.

Como calcular o ROI?

Falando matematicamente, os empreendedores devem se perguntar: como eu calculo o meu ROI? Na verdade, é uma fórmula até simples, sem grandes variáveis. Portanto, basta ter bem documentadas as métricas financeiras da franquia. Os elementos a serem utilizados na conta são simples: receita e custo.

ROI = Receita – Custo/Custo

Ou seja, é preciso saber qual foi a receita relacionada a determinado investimento e subtrair o custo, os gastos feitos para que aquela receita fosse conquistada. Depois disso, ainda é preciso dividir mais uma vez pelo custo.

Então, vamos colocar em números hipotéticos para facilitar a visualização de quem pretende introduzir o ROI em sua franquia.

Se a receita gerada foi de 50.000, para um gasto de 5.000 naquela determinada ação, a conta a ser feita é 50.000 – 5.000, o que dá 45.000. E, na sequência, divide novamente por 5.000, gerando 9 como resultado. Ou seja, o ROI é 9.

Os empreendedores podem planejar, antes da execução da ação, quais números de ROI seriam considerados bons, aceitáveis ou ruins. Isso também depende do tempo empregado para atingir aquele valor.

Obviamente, o Retorno sobre o Investimento de valor 9 é melhor quando conquistado em uma semana do que em um mês.

Vale destacar que aplica-se o ROI em qualquer área de atuação da empresa, desde o investimento em estratégias de marketing até a compra e venda de um novo produto etc. O fato é que este indicador deve acompanhar toda a atuação do negócio.

Além disso, ter os valores de ROI bem guardados e analisados permite que a empresa faça uma avaliação mais realista. Assim, evitam-se passos muito grandes, que levem a investimentos mais altos e que não tenham o retorno ideal. Mantendo projeções realistas, agressivas na medida certa, a franquia cresce de maneira mais sustentável.

Para completar, se o ROI for muito baixo, a empresa também não perde tempo insistindo em uma atividade que só traz prejuízo. Com este indicador, é mais fácil perceber esta falha, melhorando o direcionamento do dinheiro disponível.

Comece a empreender, agora!

Estes são alguns dos pontos importantes sobre o tema. Saber o que é ROI faz com que o empreendedor tenha uma visão muito mais clara sobre a eficiência de seus investimentos e em quais áreas ele deve intensificar a atividade na franquia.

E por falar em franquia, visite o nosso site e entenda a forma como atuamos. Assim, você perceberá como investir em uma franquia da Anjos Colchões e Sofás. Pode ser uma ótima opção para quem busca ganhar a vida como empreendedor.

Camila Chaves