Avenida Tancredo Neves, 2360 - Santo Onofre/Cascavel-PR      45-3228 2883

Planejamento Financeiro 2022: como fazer um em quatro passos

Por Camila Chaves
Planejamento Financeiro 2022 como fazer um em quatro passos

O planejamento financeiro é uma excelente maneira para controlar gastos, poupar dinheiro e desenvolver uma educação financeira de forma eficaz. 


Pagar todas as contas e ainda ter aquele dinheirinho para aquele problema inesperado, ou até mesmo para investir, é uma realidade distante para grande parte da população brasileira. 

No entanto, esse tipo de situação ocorre, porque na maioria dos casos não há planejamento financeiro. 
O planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta essencial para ter mais controle sobre o seu orçamento – não importa o quão apertado ele seja no momento, sabia?

Por isso, abaixo, elencamos quatro passos para que você consiga ter um ano com finanças organizadas e com mais possibilidades de investimento…

Pegue papel e caneta e borá fazer a diferença nas finanças de 2022? 

Como criar um planejamento financeiro para 2022?

Organize suas despesas em uma planilha

Antes de tudo, saiba quanto você tem de gastos fixos ao mês, se você não tem certeza, faça o cálculo baseado em uma média.

Por exemplo, se você mora sozinho (a), todos os meses você tem gastos com luz, água, internet e supermercado. Então, verifique a média dos últimos meses e se baseie para os próximos meses.

Em seguida, o ideal é colocar no papel o seus ganhos líquidos e quaisquer outros rendimentos já previstos.

Com uma média de gastos fixos e também dos rendimentos anotados, você verá claramente a sua situação financeira e é a partir dela que você conseguirá fazer o seu dinheiro render mais no futuro.

Adapte sua rotina

Outro passo muito importante é criar o hábito de anotar todo tipo de gasto, em especial as compras de última hora! Não importa se o valor da compra é abaixo de cinquenta reais.
Esse dinheiro saiu do seu bolso, portanto, anote!
Outra dica é: defina limites para cada tipo de gasto. Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta de renovar sapatos ou roupas, separe uma quantia de R$250,00 por mês para isso. O ideal é adequar os seus gastos ao planejamento financeiro.

Dica bônus: Separe uma porcentagem do seu salário e demais rendimentos para o lazer, se possível, defina um valor fixo para poupar ao fim do mês. 

planejamento-financeiro

Foque nas suas prioridades

Sabemos que tem meses que precisamos de muitas coisas… É o carro que estragou determinada coisa e você precisa consertar, é aquele curso que você precisa fazer, é aquela ocasião especial e você precisa de um novo traje, é o sapato do dia a dia que descolou, são tantas coisas inesperadas que surgem, não é mesmo?
Mas uma coisa é fato: não dá pra fazer tudo! No entanto, tem coisas que são essenciais, que não podem ser deixadas para depois. Portanto, foque nas suas prioridades e no que é essencial.
E, para tudo isso, é necessário planejamento, preparo e dedicação, viu?

 Estabeleça metas viáveis

No início do ano, estabeleça metas viáveis e quais caminhos te levarão até o objetivo. Seja realista e crie metas que não irão te desanimar no percurso.
Portanto, se você tem como meta começar a academia, se organize para pagá-la por no mínimo seis meses.
Ah, você irá a pé ou de carro? Se escolher a opção dois, contabilize os valores de deslocamento. Tudo isso precisa estar no papel, no seu planejamento. Você precisa de organização.  

Por último, siga o planejamento financeiro ou adapte-o, se necessário! 

Para seguir o planejamento financeiro é necessário organização, disciplina e dedicação. Você precisa colocá-lo em prática todos os dias. Caso aconteça algo não previsto, adapte-o e mãos à obra. Ao final, você irá perceber que valerá a pena!

Gostou desse conteúdo? Leia também:

Você sabe as vantagens de investir em uma franquia de colchões e sofás?

Investimento em casal: Veja porquê as franquias são ótimas opções de negócios


Acesse nossas redes sociais 👇

Camila Chaves