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Redes sociais e o atendimento ao cliente: Boas práticas e alertas!

Por Camila Chaves
redes sociais

A cada dia, as redes sociais estão mais presentes nas nossas vidas, seja para momentos de descontração, negócios ou para quando precisamos adquirir algo novo; é para as redes sociais que corremos e encontramos a solução.

Diversas pesquisas apontam que as vendas por meio das redes sociais obtiveram um grande aumento nos últimos cinco anos.

Isso porque, nas redes sociais, você (empresário), consegue estabelecer um relacionamento com os clientes e oferecer uma melhor experiência.

Os clientes podem fazer perguntas e você pode respondê-las em tempo real, da mesma forma que faria se estivessem na sua empresa.

Por isso, realizar um bom atendimento nas redes sociais pode impulsionar as vendas da sua unidade franqueada. Abaixo, listamos algumas dicas para você otimizar o atendimento nas mídias sociais, acompanhe!

As redes sociais e o sucesso da sua unidade franqueada

No parágrafo anterior mencionamos o quão as redes sociais são atrativas para o seu cliente. No entanto, é preciso que você tenha atenção em alguns pontos.

Interagir com os seus clientes nas redes sociais não é somente criar um perfil ou página. Mais do que ter, é necessário que você esteja ativo nas redes sociais.

Garanto que você deve estar se perguntando: mas como?

Bom, estar ativo nas redes sociais é respondendo comentários, atendendo solicitações via direct ou Messenger com rapidez e de forma amigável. Não deixe os potenciais consumidores no vácuo. Mostre-se disponível!

Também vale lembrar que o seu feed e os stories serão a vitrine da sua loja, por isso, dê uma atenção especial a eles.

Seja rápido e atencioso nas redes sociais

Anteriormente, citamos a importância de atender as demandas que os seus clientes possuem nas redes sociais.

Assim como o atendimento é único e exclusivo em contatos presenciais, nas redes sociais não é diferente.

É necessário que você tenha paciência e saiba ouvir as dores do seu cliente.
O consumidor precisa ter uma boa experiência com você em qualquer atendimento.

Tente imaginar: você viu um produto no instagram de determinada loja e se apaixonou. No entanto, quando solicitou mais informações sobre o produto, o atendimento foi péssimo.  Quais serão as chances de você ir até a loja e comprar? Poucas, não é mesmo?

Por isso, dê prioridade aos atendimentos via redes sociais. Se o fluxo de clientes da sua loja for muito grande e ninguém tiver tempo hábil para responder as solicitações do seu cliente, contrate outro colaborador exclusivo para os atendimentos via redes sociais.

Seja empático

Quando você procura ajuda em determinado site e é respondido por mensagens gravadas, você gosta?

Se a resposta for não, saiba que muita gente detesta as mensagens automáticas e pensa da mesma forma que você.

Sabemos que em determinados momentos elas são importantes para dar direcionamento ao cliente e ser mais assertivo no atendimento.

No entanto, quando os clientes são tratados de forma individual, você demonstra a ele a importância que ele tem para a marca.

As pessoas são calorosas e gostam de afeto, por isso, fuja de respostas prontas em todos os momentos.

Demonstre ao seu cliente que naquele momento você presta um atendimento exclusivo para resolver o problema dele.

Poste conteúdos com frequência

As redes sociais são excelentes oportunidades para divulgar o que sua loja vende, atrair novos clientes e tornar a sua franquia mais lucrativa.

Entenda qual a função mais adequada para a rede social e adapte o seu conteúdo para cada canal.

Por exemplo: O Facebook é ótimo para divulgar conteúdos relevantes, acompanhar grupos de discussão e estabelecer o contato direto. Já o Instagram é ideal para compartilhar fotos dos seus produtos e gerar interesse nos clientes.

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Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e que essas dicas te ajudem a melhorar ainda mais o seu atendimento ao cliente.

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Camila Chaves