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Termos de franquias que você precisa conhecer

Por Camila Chaves
termos de franquias

Quantas vezes você já leu alguns termos de franquias e não fazia ideia do que se tratava? Muitas, né? 

Isso acontece porque o mundo dos negócios está repleto de nomenclaturas específicas do setor e, na maioria das vezes, não temos familiaridades com esses assuntos, e fique tranquilo: ninguém sabe de tudo! 

No entanto, essa questão pode ser resolvida de forma rápida e descomplicada.

A seguir, separamos os sete termos do franchising para você compreendê-los e lidar  com essas palavras com tranquilidade, vamos conferir? 

Os termos de franquias são essenciais para compreender o mercado

Antes de investir, é de suma importância conhecer o significado de alguns termos das franquias. 

Afinal, uma palavra desconhecida pode ocasionar erros que podem atrapalhar as negociações e performance da sua franquia. 

E queremos que você saiba: o universo do franchising é, sem dúvidas, recheado de boas oportunidades em diversos segmentos. O de casa e construção, por exemplo, setor que a Anjos Colchões e Sofás atua, está em alta! 

Além disso, conhecer os termos de franquias é essencial para não cair em armadilhas e detectar as melhores oportunidades que você, investidor, procura!

Por isso, a seguir, preparamos esse guia, confira e consulte-o sempre que precisar, combinado? 

1COF – Circular Oferta de franquia

A COF é um documento elaborado pela franqueadora que contém informações comerciais, financeiras e jurídicas acerca da franquia. 

Neste documento, devem constar as seguintes informações: obrigações e direitos dos franqueados, descrições de aspectos financeiros, descrições do empreendimento e operacionais, entre outros. 

Além disso, a Circular Oferta de Franquia é regulamentada pela Lei de franquias, nº 13.966, a qual, prevê que a mesma seja entregue ao possível franqueado, no mínimo, 10 dias antes da assinatura do contrato ou pré-contrato de franquia. 

Após entregue, o franqueado pode tomar uma decisão baseada em informações seguras sobre o investimento.

termos de franquia

2- Ticket médio

O ticket médio é a média de valor gasto pelos clientes nos pedidos.

Ele é o indicador que mostra o comportamento do cliente com a marca e, o seu aumento, é uma excelente indicativa, porque ele representa que os clientes da sua loja estão gastando mais em cada compra.

Para você calcular o valor do ticket médio da sua franquia, você deve seguir os seguintes passos, confira: 

  • 1º passo: você deve considerar determinado período. Por exemplo: do dia 01/10 ao 31/10. 
  • 2º passo: Depois, você precisa realizar um levantamento de quantas vendas você obteve no período. E, também deve saber qual foi o valor registrado em vendas no total. 
  • 3º passo: Você deve dividir o valor pelo número de vendas.
  • Por exemplo: Dentro do período estabelecido, o valor registrado em vendas foi de R$120.000,00. Neste valor de faturamento, você fechou 25 vendas. Logo, o seu ticket médio por venda é de R$4.800,00. 

3- Payback

O payback é um indicador do tempo de retorno sobre o valor investido. 

Garanto que você já deve ter escutado essa frase em algum lugar: “Em 12 meses, o meu negócio se pagou”. Esse período de 12 meses, citado acima, é o payback. 

A Anjos Colchões e Sofás, por exemplo, é uma franquia que proporciona um rápido retorno sobre o investimento. Nosso payback é de 6 a 12 meses. 

4- Franqueado e franqueadora 

Franqueado é quem investe em uma unidade de determinada marca já existente. No caso, você… Você irá comprar uma unidade franqueada e irá operá-la. 

Já a franqueadora, é a empresa que criou o negócio, o testou e que agora, por meio do franchising, oferece o negócio para outras pessoas fazerem parte da marca. 

5- Royalties

Os royalties são taxas mensais, pagas pelo franqueado às franqueadoras. 

Eles são pagos à franqueadora, em razão da comercialização do know-how da marca e do suporte recebido. 

Por exemplo, os royalties da Anjos Colchões e Sofás, são embutidos no custo dos produtos. 

6- Know-how 

O termo de franquia know-how é utilizado para conceituar o conjunto de todas as capacidades e habilidades que uma empresa possui. 

Isto é: uma franquia vai adquirindo e ampliando o seu know-how com base nas suas experiências profissionais e pessoais. E tudo isso é muito particular!

Mesmo se pensarmos em dois empreendedores do mesmo segmento, o know-how de cada um vai ser diferente. Pois cada um tem a sua própria trajetória.

É por isso que o know-how de uma empresa é tão valioso: diferente de técnicas, tecnologias e procedimentos, ele não pode ser “copiado” por ninguém.

Qual a importância desse termo de franquia? 

O know-how é importante porque evita que o processo de tentativa e erro seja necessário na aplicação de uma nova estratégia.

Ao “saber fazer”, a empresa já entende o que funciona ou não dentro do seu contexto e segmento, e não precisa cometer um erro que pode acabar saindo muito caro.

7- Multifranqueado

Multifranqueado é aquele empresário que administra mais de um estabelecimento franqueado da marca, ou seja, ele reinveste na rede e adquire duas, três ou mais franquias. 

Por exemplo: 

  • Pedro possui uma unidade franqueada da Anjos Colchões e Sofás. Logo, ele é um franqueado.
  • João possui duas unidades franqueadas da Anjos Colchões e Sofás. Logo, ele é um multifranqueado. 
  • Maria possui três unidades franqueadas da Anjos Colchões e Sofás. Logo, ela é uma multifranqueada. 
termos de franquias

Agora ficou mais claro quais são os termos de franquias mais utilizados no franchising? Esperamos que sim! 

Por ora, é isso! Se você gostou deste conteúdo, continue navegando por aqui e acompanhe outras matérias do nosso blog. Combinado? 

Até logo! 


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Camila Chaves