Termos de franquias que você precisa conhecer
Quantas vezes você já leu alguns termos de franquias e não fazia ideia do que se tratava? Muitas, né?
Isso acontece porque o mundo dos negócios está repleto de nomenclaturas específicas do setor e, na maioria das vezes, não temos familiaridades com esses assuntos, e fique tranquilo: ninguém sabe de tudo!
No entanto, essa questão pode ser resolvida de forma rápida e descomplicada.
A seguir, separamos os sete termos do franchising para você compreendê-los e lidar com essas palavras com tranquilidade, vamos conferir?
Os termos de franquias são essenciais para compreender o mercado
Antes de investir, é de suma importância conhecer o significado de alguns termos das franquias.
Afinal, uma palavra desconhecida pode ocasionar erros que podem atrapalhar as negociações e performance da sua franquia.
E queremos que você saiba: o universo do franchising é, sem dúvidas, recheado de boas oportunidades em diversos segmentos. O de casa e construção, por exemplo, setor que a Anjos Colchões e Sofás atua, está em alta!
Além disso, conhecer os termos de franquias é essencial para não cair em armadilhas e detectar as melhores oportunidades que você, investidor, procura!
Por isso, a seguir, preparamos esse guia, confira e consulte-o sempre que precisar, combinado?
1– COF – Circular Oferta de franquia
A COF é um documento elaborado pela franqueadora que contém informações comerciais, financeiras e jurídicas acerca da franquia.
Neste documento, devem constar as seguintes informações: obrigações e direitos dos franqueados, descrições de aspectos financeiros, descrições do empreendimento e operacionais, entre outros.
Além disso, a Circular Oferta de Franquia é regulamentada pela Lei de franquias, nº 13.966, a qual, prevê que a mesma seja entregue ao possível franqueado, no mínimo, 10 dias antes da assinatura do contrato ou pré-contrato de franquia.
Após entregue, o franqueado pode tomar uma decisão baseada em informações seguras sobre o investimento.
2- Ticket médio
O ticket médio é a média de valor gasto pelos clientes nos pedidos.
Ele é o indicador que mostra o comportamento do cliente com a marca e, o seu aumento, é uma excelente indicativa, porque ele representa que os clientes da sua loja estão gastando mais em cada compra.
Para você calcular o valor do ticket médio da sua franquia, você deve seguir os seguintes passos, confira:
- 1º passo: você deve considerar determinado período. Por exemplo: do dia 01/10 ao 31/10.
- 2º passo: Depois, você precisa realizar um levantamento de quantas vendas você obteve no período. E, também deve saber qual foi o valor registrado em vendas no total.
- 3º passo: Você deve dividir o valor pelo número de vendas.
- Por exemplo: Dentro do período estabelecido, o valor registrado em vendas foi de R$120.000,00. Neste valor de faturamento, você fechou 25 vendas. Logo, o seu ticket médio por venda é de R$4.800,00.
3- Payback
O payback é um indicador do tempo de retorno sobre o valor investido.
Garanto que você já deve ter escutado essa frase em algum lugar: “Em 12 meses, o meu negócio se pagou”. Esse período de 12 meses, citado acima, é o payback.
A Anjos Colchões e Sofás, por exemplo, é uma franquia que proporciona um rápido retorno sobre o investimento. Nosso payback é de 6 a 12 meses.
4- Franqueado e franqueadora
Franqueado é quem investe em uma unidade de determinada marca já existente. No caso, você… Você irá comprar uma unidade franqueada e irá operá-la.
Já a franqueadora, é a empresa que criou o negócio, o testou e que agora, por meio do franchising, oferece o negócio para outras pessoas fazerem parte da marca.
5- Royalties
Os royalties são taxas mensais, pagas pelo franqueado às franqueadoras.
Eles são pagos à franqueadora, em razão da comercialização do know-how da marca e do suporte recebido.
Por exemplo, os royalties da Anjos Colchões e Sofás, são embutidos no custo dos produtos.
6- Know-how
O termo de franquia know-how é utilizado para conceituar o conjunto de todas as capacidades e habilidades que uma empresa possui.
Isto é: uma franquia vai adquirindo e ampliando o seu know-how com base nas suas experiências profissionais e pessoais. E tudo isso é muito particular!
Mesmo se pensarmos em dois empreendedores do mesmo segmento, o know-how de cada um vai ser diferente. Pois cada um tem a sua própria trajetória.
É por isso que o know-how de uma empresa é tão valioso: diferente de técnicas, tecnologias e procedimentos, ele não pode ser “copiado” por ninguém.
Qual a importância desse termo de franquia?
O know-how é importante porque evita que o processo de tentativa e erro seja necessário na aplicação de uma nova estratégia.
Ao “saber fazer”, a empresa já entende o que funciona ou não dentro do seu contexto e segmento, e não precisa cometer um erro que pode acabar saindo muito caro.
7- Multifranqueado
Multifranqueado é aquele empresário que administra mais de um estabelecimento franqueado da marca, ou seja, ele reinveste na rede e adquire duas, três ou mais franquias.
Por exemplo:
- Pedro possui uma unidade franqueada da Anjos Colchões e Sofás. Logo, ele é um franqueado.
- João possui duas unidades franqueadas da Anjos Colchões e Sofás. Logo, ele é um multifranqueado.
- Maria possui três unidades franqueadas da Anjos Colchões e Sofás. Logo, ela é uma multifranqueada.
Agora ficou mais claro quais são os termos de franquias mais utilizados no franchising? Esperamos que sim!
Por ora, é isso! Se você gostou deste conteúdo, continue navegando por aqui e acompanhe outras matérias do nosso blog. Combinado?
Até logo!
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