Avenida Tancredo Neves, 2360 - Santo Onofre/Cascavel-PR      45-3228 2883

Doenças do sono – Conheça os 5 principais distúrbios do sono

Por Thalita Kátlyn Vanin Marteli
ronco causas e o que fazer


Para nós da Anjos dormir bem é fundamental não apenas para que as pessoas tenham mais saúde e qualidade de vida. Sabemos que muitas pessoas sofrem com distúrbios do sono e acabam tendo o seu descanso prejudicado.

Conheça mais sobre os 5 principais distúrbios do sono.
Lembramos que para cada uma é fundamental o acompanhamento de um profissional da saúde, sempre que necessário.

INSÔNIA

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), a insônia atinge 73 milhões de pessoas no país

A Insônia pode ser caracterizada tanto pela dificuldade inicial em pegar no sono que pode afetar o antes, o durante e o depois do momento de dormir aonde a pessoa não consegue adormecer.  Existem quatro tipos de insônia:

Intermitente – acontece de tempos em tempos alternando com momentos de normalidade.

Transiente – dura alguns dias e pode repetir por até três semanas.

Crônica – aquela que acontece por mais de três meses.

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), a insônia atinge 73 milhões de pessoas no país. Lembramos que ela é um sintoma secundário (como a febre), por isso deve se combater as causas e não só os sintomas.

Ela está relacionada ao aumento de várias doenças, como: depressão, obesidade, dislipidemia (gordura no sangue), hipertensão, fadiga, ansiedade, entre outras.

O tratamento na maioria das vezes não é farmacológico e envolve, ter uma boa higiene do sono, técnicas de relaxamento e controle dos estímulos que mantêm a vigília. Em casos mais graves, o recomendado é procurar um profissional, que por sua vez pode indicar medicamentos antidepressivos e ansiolíticos.

APNEIA DO SONO

É conhecida como síndrome da apneia obstrutiva do sono, ou SAOS. Quem tem apneia do sono, sofre uma perturbação da respiração em que ocorre uma interrupção do fluxo respiratório – ocasionado pelo colapso das vias aéreas. Ela provoca alterações no sono sendo que não se consegue atingir fases mais profundas do sono – não há um descanso adequado com isso. Quem tem apneia do sono comumente sofre com dores de cabeça, perda de concentração, irritabilidade, alterações de memória…

Muitas pessoas tem apneia e ainda não sabem. Um dos principais fatores que pode indicar que a pessoa tenha a doença é o ronco. A pessoa que suspeita ter apneia deve procurar o médico para realizar o tratamento adequado. Um dos principais diagnósticos, acontece através da polissonografia, sendo que é importante destacar que, existem métodos eficazes para o tratamento, como o CPAP – um aparelho que através de uma máscara que cobre o nariz (ou nariz e boca) garante o fluxo de ar necessário ao paciente para que a apneia não aconteça.

SONANBULISMO

Esse distúrbio do sono se manifesta durante o estágio mais profundo sono, o sono de ondas lentas, não REM – ele se caracteriza pela realização de atividades sem a pessoa ter consciência plena do que está fazendo, sendo que parte de suas funções cerebrais se encontra adormecida, permanecendo em um estado transitório entre sono e a vigília. Os sonâmbulos tendem a não recordar nada, ou pouco do que aconteceu durante a noite- amnesia total ou parcial.

São fatores que podem desencadear o sonambulismo: privação do sono; distúrbios psiquiátricos – depressão, ansiedade; apneia do sono; problemas respiratórios em geral; consumo de álcool ou drogas, entre outros. O diagnóstico é feito a partir do relato de pessoas que convivem com o paciente, exames como a polissonografia ou eletroencefalograma são dados que podem respaldar ainda o diagnóstico. Geralmente essa condição desaparece com o tempo. Em casos que não se acontece isso, tem-se mostrado útil recorrer aos medicamentos que combatem os estados de tensão e ansiedade e atuam sobre o padrão do sono. Técnicas de relaxamento e psicoterapia também ajudam – nesses casos é fundamental consultar o médico.

SINDROME DAS PERNAS INQUIETAS

A pessoa que tem SPI possui a necessidade/desejo de movimentar as pernas ao deitar-se para dormir. São percebidos ainda sinais físicos nos pacientes como dores, formigamentos e queimação. Sabe-se que cafeína em excesso e tabagismo pioram os sintomas. Ela pode se manifestar em diferentes faixas etárias, sendo mais rara na infância, atingindo principalmente a população adulta. Seu diagnóstico é clínico sendo fundamentado na descrição dos sintomas. As causas ainda não são totalmente conhecidas, porém acredita-se que deficiências de dopamina e de ferro em áreas motoras do cérebro possam estar associadas. O tratamento da SPI é farmacológico, aonde o profissional recomenda o medicamento ideal para cada paciente.

BRUXISMO

Trata-se da desordem funcional que ocasionada pelo ranger ou apertar os dentes durante o sono, sendo que essa pressão acaba ocasionando desgaste e amolecimento dos dentes. Em casos pontuais, pode ainda gerar problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula. A pessoa que tem bruxismo pode ainda ter dores na cabeça, ouvido, pescoço e músculos da face. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS o bruxismo atinge 40% da população brasileira. O tratamento do bruxismo é realizado através de protetores bucais, acompanhamento do dentista e do terapeuta para problemas cognitivos e comportamentais.

Dormir bem

Independente do distúrbio, lembramos que o sono tem papel fundamental em nossa saúde. E em casos de qualquer distúrbio do sono é fundamental procurar um profissional e realizar o tratamento recomendado. Dormir bem pode garantir uma vida com mais saúde, por isso invista na correta higiene do sono, adote hábitos que favoreçam o relaxamento e o descanso.  tenha um ambiente adequado para dormir um colchão especifico para você é o primeiro passo visando garantir mais qualidade de vida.

A Anjos é uma empresa que pensa na saúde do seu sono, prova disso é a linha de colchões terapêuticos – Linha Saúde – que oferecem tecnologias, em dois níveis de conforto diferentes: macio e firme.

Clique aqui e saiba mais sobre a nossa Linha Saúde de Colchões.

Thalita Kátlyn Vanin Marteli