Avenida Tancredo Neves, 2360 - Santo Onofre/Cascavel-PR      45-3228 2883

GLOSSÁRIO DE FRANQUIA

Por Camila Chaves
GLOSSÁRIO DE FRANQUIA

O mundo do franchising ou franquias tem suas peculiaridade, dentre eles TERMOS que, inicialmente, não são tão claros, ou são de fato confusos! Com isso criamos esse pequeno GLOSSÁRIO DE FRANQUIA, para te deixar a par do significado de palavras e expressões que compõem o mundo das franquias.

Glossário é um tipo de dicionário específico para palavras e expressões pouco conhecidas, seja por serem de natureza técnica, regional ou de outro idioma.

Franquia

Conforme a Lei n.º 8.955 – conhecida como a “Lei de Franquias” e atualizada recentemente pela Lei n.º 13.966 – uma franquia empresarial é um sistema “pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado, ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento“.

FRANCHISING

Sistema onde alguém (Franqueadora) cede a um terceiro (Franqueado), os direitos de uso da marca, os direitos de distribuição exclusiva de produtos e/ou serviços, e os direitos de utilizar um sistema de operação e gerência de um negócio de sucesso. Estratégia de marketing para distribuição de produtos e serviços, para expansão territorial e para conquista de novos mercados. União dos interesses de dois parceiros que trabalham sob um único sistema, buscando sucesso e lucro mútuo.

Franqueador

Trata-se do detentor da marca/rede de franquias, que opta por conceder o direito de uso de sua marca, de seu modelo de negócios, de seus métodos operacionais e sistemas organizacionais a outros investidores – os franqueados.

Franqueado

O franqueado é quem adquire do franqueador o direito de realizar negócios utilizando sua marca, expertise, know-how e modelo de negócios. Por meio do pagamento de taxas e de outros compromissos assumidos em contrato, o franqueado obtém essas contrapartidas do franqueador.

Multifranquia/franquia multiunidade

É um modelo de franquia que se dá quando o investidor que possui uma franquia torna-se franqueado de duas ou mais unidades da mesma rede, ou de redes diferentes.

Know-how

No glossário de franquias, o know-how é utilizado para denominar o conjunto de saberes, conhecimentos operacionais, táticos, estratégicos, técnicos e mercadológicos e toda a expertise acumulada pela franqueadora sobre o negócio e seu mercado de atuação.

Desse modo, ao investir na franquia, o franqueado deverá ter acesso a todo esse know-how – na verdade, ele é parte do que faz o modelo de franquia dar tão certo e gerar resultados tão rapidamente para os novos franqueados. Por isso, a importância de sua transmissão ao investidor.

Contrato de franquia

Documento obrigatório que rege a relação entre o franqueador e o franqueado, constando nele todas as obrigações e contrapartidas de ambas as partes.

Circular de Oferta de Franquia (COF)

Este é um dos termos mais essenciais do glossário de franquias. Trata-se de um documento que precisa obrigatoriamente ser disponibilizado aos candidatos a franqueados pelas franqueadoras.

Na Circular de Oferta de Franquia, constam todas as informações cruciais para se optar ou não por investir na franquia. Isso inclui seu modelo de negócio, forma de operação, projeções de rentabilidade, as obrigações legais do franqueado, entre outros pontos bastante relevantes.

Capital de giro: 

Reserva de capital que será usada para suprir as necessidades financeiras da empresa. No caso de novos empreendimentos, considera-se como parte do investimento inicial até o atingimento do ponto de equilíbrio.

Prazo de retorno /Payback: 

Indicador de atratividade de um negócio, projetando o tempo necessário para que o empreendedor recupere o capital investido.

Marckup: Markup ou Mark Up é um termo usado em economia para indicar quanto, do preço, do produto está acima do seu custo de produção e distribuição. Significa diferença entre o custo de um bem ou serviço e seu preço de venda. Pode ser expresso como uma quantia fixada ou como percentual.

BREAK-EVEN

Numa tradução literal, break-even significa “ponto de equilíbrio”. É o momento da empresa em que seus dispêndios são equivalentes às suas receitas, em que ela própria começa a se custear (lucro igual a zero), sem necessidade de novos aportes ou assunção de dívidas.

Ticket médio: ticket médio de vendas é uma média do valor gasto por seus clientes em cada compra. Isto é, o montante total das vendas dividido pelo número de compras feitas em determinado período.

Demonstração do resultado do exercício (DRE): 

Relatório contábil que evidencia a formação do resultado líquido confrontando receitas e custos, assim determinando se a operação da empresa gera lucro ou prejuízo.

Sócio investidor: 

Franqueado sócio de uma unidade que investe recursos financeiros para sua aquisição, porém não participa do dia a dia da operação.

Sócio operador: 

Franqueado, sócio de uma unidade responsável pela administração e gestão do negócio.

Manual de operações

Aqui, diz respeito a um documento que precisa ser disponibilizado ao franqueado com detalhes sobre como administrar as operações de seu novo negócio aplicando as diretrizes e boas práticas já testadas no mercado pela franqueadora. Via de regra, ele é entregue na assinatura do contrato de franquia.

Taxa inicial de franquia

Refere-se ao valor pago pelo franqueado à franqueadora na assinatura do contrato de franquia. Ela existe para formalizar a adesão do franqueado ao sistema de franchising e para proporcionar o acesso do novo investidor ao know-how da franqueadora.

Fundo de Marketing

O fundo de marketing corresponde a um valor arrecadado periodicamente pelo franqueador a fim de investir em ações institucionais que promovam a “marca”. Isto é, o valor é utilizado pela franqueadora (Comitê) em estratégias publicitárias e de ações de marketing.

Estoque inicial

Refere-se ao pedido mínimo de produtos e materiais necessários para a inauguração e operação inicial da nova franquia.

Comitê de franqueados: 

Também conhecido como Conselho de franqueados) Grupo reduzido de franqueados que desempenham o papel de representantes da rede perante o franqueador, com a função de discutir ações e propor melhorias. No geral, os comitês são organizados pelo franqueador, responsável por elaborar e comunicar seu modo de atuação. Podem ter caráter consultivo ou deliberativo.

Royalties

Os royalties nada mais são do que taxas que podem ser cobrados pelo franqueador aos seus franqueados. O montante pode ser um valor fixo ou percentual sobre o faturamento da unidade franqueada. Tudo isso deve constar no contrato de franquia, sendo que há franqueadoras que isentam os investidores desse tipo de cobrança.

Seja um franqueado Anjos Colchões e Sofás Conheça em nosso blog história de sucesso de nossos franqueados! Ou Entre em contato direto, com nossos especialistas de expansão. Faça parte da franquia que mais cresce no país.

Camila Chaves