Avenida Tancredo Neves, 2360 - Santo Onofre/Cascavel-PR      45-3228 2883

10 Dicas para você se livrar da Insônia!

Por Thalita Kátlyn Vanin Marteli
10 dicas para você se livrar da insonia

Vários motivos levam uma pessoa desenvolver insônia – nesse texto vamos apresentar 10 dicas para se livrar da insônia!

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem essa doença caracterizada pela dificuldade em dormir, continuar dormindo ou acordar mais cedo do que o habitual e não conseguir voltar a dormir.

Desenvolver uma rotina para dormir e ter hábitos de sono é fundamental, para ter um descanso garantido durante a noite. A insônia é um problema que afeta pessoas das mais diferentes idades e gêneros é fato que, pessoas que tenham ansiedade, estresse e depressão, tendem a desenvolver insônia ao longo do tempo. O tratamento não deve focar exclusivamente em fármacos, mas contemplar a terapia cognitivo-comportamental, abordando: técnicas de relaxamento, evitar o consumo de substâncias que mantém o estado de vigília, higiene do sono. Medicamentos para diminuir a ansiedade e depressão são aliados também desde que receitados pelo médico.

Caso você sofra desse mal confira abaixo 10 dicas para você se livrar da insônia:  

1 – Evitar café, chás, refrigerantes e demais substâncias que contenham cafeína no mínimo com 4 horas antes de deitar.

2 – Ter horários definidos para deitar e levantar, estabelecer uma rotina para dormir, assim o seu corpo “entende” através do hábito os horários adequados para repouso.

3 – Não consumir bebidas alcóolicas por no mínimo, 6 horas antes de dormir.

4 – Evitar o cigarro pelo menos nas 6 horas que antecedem o horário de dormir.

5 – Tenha um colchão ideal para sua estrutura de corpo. Caso você não tenha ideia, de qual colchão é mais recomendado para você aqui você confere informações para te ajudar a escolher. É importante realizar a troca do seu colchão em média com entre 6 ou 7 anos de uso.  

 6 – Faça atividades físicas regularmente, elas auxiliam seu corpo a relaxar ao fim do dia e consequentemente dormir melhor.

7 – O local em que você dorme deve oferecer uma atmosfera favorável ao relaxamento, sendo escuro e silencioso.

8 – Tão importante quanto o colchão ter o travesseiro ideal, de acordo com a forma que você dorme é importantíssimo – o recomendado é realizar a troca dos travesseiros no máximo a cada dois anos, aqui você confere uma matéria exclusiva falando sobre qual o travesseiro mais recomendado para você.

9 – Limitar o uso de telas e computador, televisão ou celular antes de dormir, sendo antes de duas horas o ideal.

10 – Consulte um médico para entender se você tem algum distúrbio especifico de sono, que requeira tratamento especifico.

Considerando as 10 dicas para você se livrar da insônia, destacamos que ter hábitos para dormir é essencial, bem como investir em um colchão de qualidade que proporcione um descanso reparador. Na Anjos Colchões e Sofás você encontra colchões com uma série de tecnologias desenvolvidas para você dormir melhor e ter mais qualidade de vida.

Fale com um dos nossos especialistas do sono, ele irá indicar o colchão ideal para que você tenha noites mais tranquilas e livres de insônia.

Thalita Kátlyn Vanin Marteli